CBFA realiza com sucesso o Brasil Onças Week em Itapecerica da Serra

Ana Silva
Ana Silva
7 min. para leitura
CBFA realiza com sucesso o Brasil Onças Week em Itapecerica da Serra

Uma semana de clínicas, treinos e com uma atmosfera totalmente dedicada ao futebol americano. Assim foi o Brasil Onças Week, evento realizado entre os dias 20 e 26 em Itapecerica da Serra.

Os jogadores convocados e a comissão técnica ficaram hospedados no Hotel Del Verde, localizado próximo do Campo de Futebol Aliança e do Estádio Municipal, onde foram realizados os treinos e o jogo exibição entre o time de ataque e do de defesa do Brasil Onças.

A partida foi vencida pelo time de ataque pelo placar de 29 a 20, em um duelo bem equilibrado, e com os selecionados justificando a convocação. Ao final do evento, o prefeito de Itapecerica da Serra, Francisco Nakano, agradeceu a presença de todos e reforçou ao interesse do município de se tornar um polo da modalidade.

“Agradeço a todos pela presença. A quantidade de pessoas prestigiando esse evento superou minhas expectativas o que mostra que foi uma decisão acertada de recepcionar a CBFA e a seleção brasileira de futebol americano em nossa cidade.”

“A cidade ainda está se adaptando para que nossas dependências possam receber o futebol americano. Vamos investir no esporte, para que Itapecerica da Serra se torne o polo da modalidade no Brasil”, declarou o prefeito Francisco Nakano ao final do jogo exibição.

O Brasil Onças Week impressionou pela estrutura encontrada por todos os envolvidos no evento, a qual só foi possível devido a recente parceria entre a Prefeitura de Itapecerica da Serra e a CBFA. O município agora é a sede da confederação e das seleções da modalidade.

“Tudo isso começou com um simples telefonema e agora se tornou realidade. Quando a gente quer fazer alguma coisa, vamos a fundo e conseguimos. As vezes fico sem saber descrever como tudo isso aconteceu. Foi um trabalho intenso e que só foi possível com a parceria junto a CBFA. Agora é focar nos próximos passos, já que Itapecerica agora é a casa da seleção brasileira de futebol americano”, complementou o secretário de esportes do município, Geraldo Pedroso.

A presidente da CBFA, Cristiane Kajiwara, complementou os comentários sobre o evento: “A CBFA agradece toda a estrutura e a parceria da Prefeitura de Itapecerica da Serra para a realização deste evento. Chegamos para ficar na cidade, e tenho certeza que este foi o início de algo ainda muito maior para a modalidade e o município.”

O retorno do Brasil Onças

Após cinco anos, a seleção brasileira masculina de futebol americano retornou aos gramados. O jogo exibição entre os times de ataque e defesa marcou o retorno oficial após um período de incertezas por conta da pandemia, que paralisou a prática da modalidade nos últimos dois anos.

Para o Head Coach Brian Guzman, o Brasil Onças Week superou as expectativas e ao mesmo tempo, mostrou na prática a diferença que faz para uma seleção ter uma semana de preparação, focada apenas nos treinamentos, algo que as outras seleções já realizam, principalmente às vésperas de um Mundial.

“O Brasil Onças Week foi uma experiência que superou as minhas expectativas. A logística é sempre um problema, mas acredito que dessa vez conseguimos montar uma logística eficiente nesse camp, para dar a melhor experiencia possível aos jogadores, as principais estrelas deste evento.”

“Tendo participado de diversas convocações anteriores, essa foi a melhor semana de preparação que já tivemos. Poder treinar todos os dias, assistir aos vídeos, alimentar bem os jogadores, todos os cuidados com a questão física, tudo isso aliado a uma comissão técnica competente. Acredito que é possível dizer que foi um sucesso.”

“As informações que reunimos aqui, serão fundamentais para os próximos passos da seleção. Foi uma enorme oportunidade para os jogadores que estiveram presentes no Brasil Onças Week, foi o camp mais longo da seleção. Porém, é preciso deixar claro que toda a temporada 2022 do FABr será levada em consideração quando acontecer a convocação para os próximos desafios. Todos serão avaliados”, complementou o HC da seleção.

Duzão no Brasil Onças

Um dos convidados especiais do evento foi Durval Queiroz “Duzão”, jogador que pertence ao Miami Dolphins. Hoje na NFL, ele relembrou que antes de querer chegar a liga norte americana de futebol americano, seu objetivo era chegar na seleção, ressaltando a importância de vestir a camisa do Brasil Onças.

“Antes de querer chegar a NFL, meu objetivo era chegar na seleção, pois sabia que seria um grande passo para mim. Então acredito que esse deve ser o objetivo de todos os demais jogadores do país que não estão aqui.”

“Essa tem que ser a principal ambição. Ser convocado, e quando isso acontecer, fazer um bom trabalho. Depois disso, sair do país será consequência”, completou Duzão.

Os próximos passos

O Brasil Onças Week foi o primeiro grande evento da CBFA em território nacional após a paralisação da modalidade devido a pandemia de Covid-19. Agora, o foco será nos eventos futuros que estão à caminho, como a preparação da seleção feminina de Flag Football, que em julho disputará o The World Games, em Birmingham, nos Estados Unidos.

Novidades sobre a seleção brasileira feminina de futebol americano serão reveladas nos próximos dias, assim como o próximo compromisso da seleção masculina.

Sem falar das competições nacionais. Em abril, serão realizados os torneios regionais da Copa do Brasil de Flag Football, principal competição a nível nacional da modalidade.

O Brasileirão de Futebol Americano já tem suas equipes definidas e deve divulgar oficialmente nos próximos dias a tabela oficial, das duas divisões.

2022 é o ano da retomada, e o Brasil Onças Week foi o primeiro evento de uma empolgante jornada da nossa modalidade.



*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe este artigo