8 carreiras de tecnologia lucrativas para graduados em TI
Programming Work Time. Programmer Typing New Lines of HTML Code. Laptop and Hand Closeup. Working Time. Web Design Business Concept.

Você é um graduado em TI interessado em uma carreira em um campo de tecnologia em crescimento? Aqui estão algumas opções de carreiras de tecnologia que são melhores para você.

Você é um recém-formado em TI? Há muitas opções para um trabalho de TI, e nem sempre gira em torno de consertar computadores o dia todo.

Hoje, você pode ir além da equipe de suporte técnico tradicional, e o esforço contínuo investido nessa área pode ser incrivelmente recompensador a longo prazo.

8 carreiras de tecnologia lucrativas para graduados em TI

Designer de Realidade Aumentada

Não confunda RA com RV. Os dois são muito diferentes em termos de responsabilidades de trabalho. A realidade aumentada pega o mundo físico e o aumenta com imagens geradas por computador; pense em Pokémon Go e quão popular é esse mundo híbrido.

No entanto, a realidade virtual não é baseada no mundo real. Se você gosta de passar tempo criando espaços virtuais para as pessoas se divertirem, um trabalho como criador de realidade aumentada seria um sonho tornado realidade.

O trabalho não é só diversão e jogos, no entanto. Você precisa fazer parte de uma equipe que cria mundos e experiências virtuais interativas, como design de mídia, adição de elementos técnicos, design de UX, design gráfico e muito mais. Se você tem experiência em programação C++, habilidades de modelagem 3D e é um pensador inovador, esse setor é perfeito para você se aprofundar.

Desenvolvedor de jogos mobile

Sempre foi um usuário mobile apaixonado? Imagine ser capaz de nutri-los para ganhar a vida ou construir uma plataforma de produtividade que muda a vida deles. Os aplicativos são usados na Google Play Store ou na App Store todos os dias, portanto, esse campo é sempre relevante.

Dragon City, Clash of Clans e Angry Birds; todos esses jogos precisam ser programados especificamente para o reino dos jogos para celular, e esse pode ser seu personagem.

Engenheiro de Rede

Você gosta de trabalhar com hardware? Este não é um clichê de suporte de TI, pois os especialistas em rede desempenham um papel importante no local de trabalho. Você precisa analisar o desempenho da rede e manter a conectividade da rede, o que envolve muito trabalho técnico.

Esse trabalho envolve fazer backup de dados e torná-los acessíveis, auxiliar na instalação, atualização ou configuração da rede, fornecer suporte aos usuários, comunicar-se com a equipe de TI e cuidar da segurança do computador em geral.

A grande coisa sobre esta carreira é que ela envolve pessoas e pensamento criativo, então você não está apenas trabalhando em um computador, você está desfrutando de um equilíbrio entre tecnologia e criatividade. Seria uma escolha de carreira satisfatória.

Webdesigner

Não tem muita habilidade com a programação? Você pode gostar de projetar páginas da web para empresas, grandes empresas, freelancers ou amadores. Oportunidade de construir páginas usando conhecimento de design visual, que pode incluir a criação de fotos, texto, cores, gráficos e outros elementos de página. Se você é uma pessoa criativa e não se importa de trabalhar com linguagens de computador, talvez goste deste trabalho.

Aprenda as habilidades inestimáveis do CSS, que junto com o HTML são usados para construir a base de um bom site. Uma carreira em web design também é escalável, pois você pode trabalhar como freelancer. As possibilidades de web design são infinitas, especialmente se você trabalha com um redator ou especialista em SEO.

Arquiteto de segurança cibernética

Comparado aos especialistas em redes de computadores, esse trabalho de TI é diferente porque é uma função mais avançada no setor e se concentra na proteção de computadores contra hackers. Se você sempre foi fascinado pela segurança do sistema de computador, o arquiteto de segurança cibernética pode ser para você!

O trabalho envolve ser o designer e mantenedor dos sistemas de segurança de uma empresa, o que impedirá que ela seja contornada ou comprometida por malware. Você precisará pesquisar sistemas de segurança, entender os sistemas de sua empresa, testar e avaliar regularmente os sistemas atuais, construir firewalls e fazer mais trabalho analítico.

Neste trabalho, você pode estar trabalhando para prevenir crimes graves e proteger empresas que exigem níveis mais altos de segurança. Este é um trabalho muito necessário e sempre será importante.

Desenvolvedor multimídia

Você é bom em arte digital? Os desenvolvedores de multimídia envolvem o trabalho com design visual, animação, vídeo, texto ou som em aplicativos para aprimorar a experiência do usuário, além de incorporar habilidades de programação de computadores.

Não importa quais gráficos coloridos você veja em seu site, o desenvolvimento multimídia deve ser responsável. Há muita comunicação com os clientes, planejamento de projetos, programação e design, então você precisa ser muito organizado para fazer isso. Se você acha que será bem-sucedido em uma função com várias habilidades, este é um trabalho a ser observado.

Gerente de Projetos

Você tem grandes habilidades de liderança e está disposto a administrar uma empresa de software? Se sim, você pode gostar do papel de um gerente de projeto. Toda organização precisa de um líder para que cada membro da equipe conheça seu lugar no local de trabalho e um gerente de projeto possa facilitar a vida de todos os envolvidos.

Organize e planeje metas exclusivas de projetos de TI, localize recursos dentro do orçamento, gerencie uma série de problemas em potencial, gerencie as finanças da empresa e garanta que os projetos sejam executados sem problemas. Você pode estar planejando o aplicativo mais recente do iPhone, então essa carreira de tecnologia é altamente considerada no campo de TI.

UX Designer

Apaixonado por criar experiências positivas para pessoas que usam aplicativos e navegam em sites? Um trabalho importante de um designer de UX é ajudar a projetar e desenvolver um site e garantir que seja útil para quem o usa.

O trabalho também é muito versátil, pois você pode trabalhar para freelancers, pequenas empresas ou empresas corporativas. Há uma boa chance de você aumentar sua renda e se tornar um freelancer.

Conclusão

Como um graduado em TI, escolher um emprego após a formatura pode ser estressante, mas é importante seguir sua paixão. Se você gosta de uma área específica de TI, não tenha medo de experimentar.

Tentativa e erro é o que leva a uma carreira de tecnologia de sucesso, o que é importante em qualquer campo profissional. Manter um bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal também é uma das principais prioridades e, com isso em mente, há muitas carreiras de tecnologia.


*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Gustavo S. V. Martins
Gustavo é formado em Engenharia de Produção e atua com consultoria em marketing digital para pequenas e médias empresas desde 2017, ajudando elas a melhorarem seu posicionamento no mundo digital.