Candeias (BA) recebe certificado de adesão ao Programa Mães do Brasil

A cidade de Candeias (BA) é a nova integrante do Programa Mães do Brasil, desenvolvido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Nesta quinta-feira (9), a ministra Cristiane Britto fez a entrega do certificado de adesão ao prefeito Pitágoras Alves da Silva Ibiapina, durante solenidade na Câmara Municipal

A gestora ressaltou que o programa promove a inserção e a reinserção das mulheres mães no mercado de trabalho, a conciliação entre o trabalho e a família, a equidade e corresponsabilidade no lar.

“O programa nasceu para cuidar daquelas que cuidam da gente. Um programa que se preocupa com a vida, que defende a vida, e que cuida da mãe e do bebê em diversas instâncias. Desde a gravidez ao nascimento, passando pelos cuidados e pela formação educacional e profissional. É com respeito, dignidade e afeto que iremos construir soluções verdadeiras para cuidar de nossas mulheres enquanto mães”, disse a ministra.

“Fico muito feliz porque acredito que estamos em sintonia. Os programas do Governo Federal e os da prefeitura guardam certa similaridade. A cidade de Candeias agradece pela chegada de políticas públicas para reforçar as nossas ações”, afirmou o prefeito Pitágoras Alves da Silva Ibiapina.

Entre os objetivos do Mães do Brasil estão ainda a integração de políticas públicas que possibilitem o apoio à mãe e à gestante por meio do acompanhamento de redes voluntárias e a promoção do fortalecimento dos vínculos familiares, do cuidado e do exercício dos direitos da mulher e dos filhos.

Para solicitar adesão, os municípios interessados devem se cadastrar no Sistema Nacional de Direitos Humanos (SNDH)

Projetos

O programa abrange os projetos Espaço Maternidade, Mães Unidas e Recanto. O primeiro tem foco no retorno e na permanência da mãe no mercado de trabalho, previne o desmame precoce e fortalece os vínculos materno-filiais. Além disso, incentiva que gestores públicos e privados disponibilizem espaço adequado para amamentação, coleta e correto armazenamento do leite materno, para fins de consumo e doação.

O Mães Unidas oferece apoio relacional às gestantes e mães por meio do acompanhamento de mães voluntárias, promovendo o fortalecimento de vínculos familiares, por meio de uma rede de apoio local e nacional.

Já o projeto Recanto é voltado para mães em situação de acolhimento social, privação de liberdade ou dependência química, com o propósito de humanizar a execução da pena das mulheres presas e o tratamento das mulheres acolhidas.

Cidadã candeiense

Na ocasião, a ministra Cristiane Britto foi agraciada com o título de cidadã candeiense, entregue pela Câmara Municipal de Candeias pelos relevantes serviços prestados ao município.

“Não tenho palavras para agradecer esta homenagem, pois, dentre todas as honrarias que já recebi, esta, sem dúvida, se reveste da maior importância, em razão dos vínculos familiares, relacionais e emocionais com esta terra, com as raízes fincadas aqui desde os primeiros meses de vida, pelo aprendizado com as pessoas que convivi, de todas as classes sociais, religiões e raças. Candeias comporá sempre o enredo da minha história”, disse a ministra.


*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Ana Silva
"Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você. Cynthia Kersey Bem, isso resume meu 2022 :)