Camaçari: Sesau Fila Zero realizou 18.107 procedimentos em 24 dias

Ana Silva
Ana Silva
3 min. para leitura
Camaçari: Sesau Fila Zero realizou 18.107 procedimentos em 24 dias

Iniciado no dia 10 de janeiro, o Sesau Fila Zero já realizou até o dia 5 de fevereiro, um total de 18.107 procedimentos entre exames, consultas, avaliações e exames pré-operatórios. Nos 24 dias de atendimento, que ocorre de segunda a sábado, o município contabiliza uma média de 754 procedimentos por dia. Diariamente são atendidas 350 pessoas na ação, sendo 250 pessoas para exames e consultas especializadas e 100 para triagem pré-operatória.

Até o momento, já foram realizadas 50 cirurgias de catarata que estavam na fila de espera. Ao todo, são cerca de 4 mil procedimentos cirúrgicos que englobam cirurgias oftalmológicas, urológicas, ortopédicas, ginecológicas, vasculares, cirurgia geral, entre outras. No total, são cerca de 10 especialidades diferentes e quase 30 subespecialidades.

Junto com o Sesau Fila Zero também ocorre o recadastramento do cartão SUS municipal para o cartão Viva + Saúde. Até então, já foram recadastradas 4.149 pessoas. O objetivo é recadastrar todos os usuários do sistema de saúde municipal e acabar com o uso dos serviços por pacientes de outros municípios.  Atualmente, Camaçari tem pouco mais de 330 mil habitantes e mais de 600 mil cartões SUS.

Inicialmente são recadastrados todos os usuários que estão sendo atendidos no Sesau Fila Zero. A partir de abril, o recadastramento será aberto para todos os munícipes nas unidades de saúde, conforme estratégia de atendimento que será divulgada pela Secretaria da Saúde (Sesau).

Secretário da Saúde, Elias Natan explicou a ação. “Todas as pessoas que são atendidas no Sesau Fila Zero foram e estão sendo agendadas nas unidades de saúde. São pessoas que estão na fila de espera do período de setembro de 2019 a agosto de 2021. A pessoa pode ir até a unidade de saúde do seu bairro ou ligar para o 156 e se informar se seu procedimento está nesta relação e marcar o dia de ser atendida no Fila Zero”, detalhou o titular da pasta.

O prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, destacou a importância da ação. “A previsão inicial é de um investimento de R$ 10 milhões. Se necessário iremos ampliar a ação além do período previsto. Só iremos parar quando zerarmos a fila de espera. Esse projeto é algo inédito em Camaçari. Jamais houve uma ação como essa bancada com recursos próprios”, destacou.

Foto: Arquivo



*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

MARCADO:
Compartilhe este artigo