O resultado de buscas para morar em Portugal já vinha crescendo durante as eleições, com o resultado este aumento foi ainda maior. O especialista na área de investimentos imobiliários no país, Giovani Oliveira, teve 70% a mais de procuras apenas nesse último mês.
Mas para realizar esse sonho, a primeira coisa que a pessoa precisa se preocupar é com a moradia. Como escolher o melhor lugar para morar se muitos ainda não conhecem muito bem o país. “Portugal tem regiões que agradam a todos os gostos, uns gostam mais de natureza, outros já preferem o agito da cidade grande. É importante entender a situação atual e o perfil de cada um para pesquisar a moradia que mais se adequa, afinal nossa casa é o lugar de descanso e nosso cantinho para espairecer”, diz ele.
Independente da região, Portugal é muito menor que o Brasil e por isso muito brasileiros já sentem a diferença na mudança. A população inteira de Portugal hoje está em pouco mais de 10 milhões, número este menor que a população da cidade de São Paulo, que gira em torno de 12 milhões.
Giovani alerta que antes mesmo de iniciar a mudança, o novo morador precisa já escolher a região que mais te agrada e o tipo de casa que vai atender suas demandas. Para isso uma consultoria ajuda muito a tirar as principais dúvidas deste início.
Mas como escolher o lugar para morar?
Listamos aqui algumas dicas para ajudar nessa escolha, respeitando o estilo de vida de cada um.
Solteiros que gostam de uma vida mais agitada
Para os solteiros, que gostam do agito da cidade grande Lisboa é uma das melhores opções. Como toda capital, a cidade reúne gastronomia, turismo e baladas. Mas os mais agitados também gastam mais. Lisboa é a cidade com o custo de vida mais caro do país.
Famílias com filhos universitários
Lisboa, Porto, Coimbra, Avero, Braga possuem ótimas universidades, sendo a de Braga uma das melhores do país.
Famílias com crianças e para quem gosta de calmaria
Braga é a queridinha dos brasileiros. O clima do interior tem atraído os que preferem a calmaria com a família e principalmente para cuidarem das crianças com mais qualidade de vida.
Para quem busca menor custo de vida
Guarda, Castelo Branco e Covilhã, são regiões mais frias mas com o custo de vida mais baixo. Lá é possível ter uma boa vida, com qualidade de interior e gastar menos.
Para trabalhar
Já para os que pretendem ir para trabalhar, cada região tem suas peculiaridades e áreas de atuação. Viando Castelo abriga a indústria naval, metalúrgica e solda.
Setúbal as montadoras automotivas e Braga a indústria têxtil. Já ara os que são da área de hotelaria e gastronomia, Algarve é mais procurado na primavera e no verão, mas as outras cidades também possuem roteiros turísticos que também podem ser explorados.
Sobre a Oliveira Imóveis
Desde 2018 a Oliveira Imóveis é muito mais que uma imobiliária, é especializada em prestar uma consultoria para imigrantes que querem tranquilidade e segurança para comprar ou alugar uma propriedade em Portugal, entendendo caso a caso as necessidades dos clientes. Com mais de 500 famílias atendidas, o imigrante chega ao seu destino com tudo pronto e começa a desfrutar de sua nova vida, sem preocupações.