O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou a ajuda humanitária do Brasil aos governos do Chile e da Turquia para combater incêndios florestais e terremotos. Segundo a Agência Brasil a ajuda brasileira incluirá o envio de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) equipada para combater incêndios para o Chile e uma equipe de busca e resgate urbano para a Turquia. Além disso, outros equipamentos, materiais e especialistas serão enviados para ajudar nos esforços de emergência em ambos os países.
- Continua após a publicidade -
A ajuda ao Chile pode alcançar R$ 3,5 milhões e reforçará a ação de 60 brigadistas disponibilizados pelos ministérios da Justiça e Segurança Pública e do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Já no caso da Turquia, a ajuda pode somar R$ 10 milhões e incluirá o envio de uma equipe de busca e resgate urbano.
Os incêndios florestais no Chile já causaram 26 mortes, 3 mil desabrigados e mais de 1,1 mil residências destruídas. Já o terremoto na Turquia é considerado um dos mais devastadores dos últimos 20 anos, com mais de 11 mil pessoas mortas.
*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.