A partir desta segunda-feira (6/3) qualquer empresa ou indústria já pode utilizar a tecnologia blockchain para registros de documentos, segurança de dados e transparência das informações. Isso porque a Blockchain One, especializada na modelagem de negócios baseados em tecnologia blockchain, acaba de lançar a plataforma Docstone, uma API que conecta qualquer negócio a redes de blockchain. O uso da plataforma é gratuito e pode ser acessada em https://www.docstone.host
- Continua após a publicidade -
Criada por Dan Stefanes, CEO da Blockchain One; Alan Kardec, COO da Blockchain One; e Jerffeson Teixeira de Souza, CTO da Blockchain One; a plataforma Docstone vai baratear produções e facilitar tecnicamente a criação de lastros, diminuindo burocracias e aumentando a produtividade, já que os negócios serão gerenciados e automatizados por meio de soluções baseadas no sistema blockchain. Os executivos esperam até 2024 a adesão de 100 mil registros e 10 mil empresas, além de cerca de R$ 20 milhões de movimentação na plataforma.
“O uso de blockchain vem revolucionando negócios no mundo inteiro. Ele é hoje considerado uma tecnologia alternativa para diversos mercados por utilizar a descentralização, a imutabilidade e a rastreabilidade como recursos de garantia e transparência”, explica Jerffeson Teixeira de Souza, que também é Ph.D. em Ciência da Computação pela School of Information Technology and Engineering da Universidade de Ottawa, Canadá, além de professor e assessor de Inovação Tecnológica na Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Alan Kardec, que é mestre em administração com foco na tecnologia blockchain, certificado em Sustainable Development Goals pela University of Copenhagen e especialista em tokenização de ativos descentralizados, explica que, cada vez mais, mercados vão exigir lastros do que é comercializado dentro e fora do mercado nacional, por causa das exigências legais e das aplicações ESG. Um exemplo, segundo ele, é a lei anti-desmatamento da UE (União Europeia), que impede a entrada na região de produtos advindos de áreas desmatadas. “Essa medida vai demandar de exportadores brasileiros garantias de suas produções. Essa é, inclusive, uma das preocupações do agronegócio local. É nesse sentido que a tecnologia blockchain atua e por isso ela é tão urgente. Ela se comunica com as demandas mais urgentes da retomada econômica no Brasil e no exterior”, afirma
Uso prático da Docstone da Blockchain One
- Continua após a publicidade -
Negócios que lidam com recursos naturais, gestores da administração pública, setor imobiliário, mercado financeiro, cartórios notariais, empresas de saúde e educação são, hoje, os que mais podem se beneficiar com a Docstone. “A API permite a integração de sistemas e seus registros, gerenciamento e autenticação de arquivos e documentos em diferentes blockchains, o que torna arquivos e informações protegidos contra o tempo e contra adulterações”, garante Jerffeson Teixeira de Souza, CTO da Blockchain One.
Segundo Dan Stefanes, que além de CEO da Blockchain One, é advogado e especialista em DeFi (Finanças Descentralizadas) pela University of Nicosia, Chipre, todo compartilhamento de dados é feito de forma absolutamente segura. “As informações podem ser divididas entre organizações e usuários sem comprometer a segurança, com um sistema baseado em criptografia e contratos inteligentes, além de ser possível criar uma verificação de identidade, que é mais uma camada de proteção e validação dentro da empresa, por integrar e controlar o acesso a sites, a ambientes físicos e a compartilhamento de informações”, completa.
Além da proteção legal, a API Docstone permite o registro e a autenticação de documentos com transparência e segurança, diminui a burocracia e aumenta a produtividade do negócio por gerenciar e automatizar processos de logística e armazenamento por meio de contratos inteligentes.
Embora de uso gratuito, para explorar ainda mais as funcionalidades Docstone são oferecidos planos de assinatura para gestão ilimitada de contratos e registro de documentos.
- Continua após a publicidade -
*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.