Audições abertas para “Pippin” - Nova Imersão em Teatro Musical da Motivo Arts

A Imersão em Teatro Musical da Motivo Arts é uma experiência para quem quer praticar sua performance de palco em uma estrutura completa e de caráter acadêmico. Durante 26 semanas, um grupo de artistas é selecionado para entrar no universo de uma obra de Teatro Musical, investigando sua linguagem, dramaturgia e canções, passando desde o trabalho de mesa e construção de personagem à uma mini temporada de 6 apresentações. Nesta edição, em 2022, o musical a ser estudado será Pippin, em uma montagem autorizada pelo escritório da MTI Shows de NY.

Pippin é um musical de 1972 com músicas e letras de Stephen Schwartz e texto de Roger O. Hirson. A primeira produção de Pippin foi dirigida por Bob Fosse que também contribuiu para o libretto. Em 2013 o musical ganhou uma versão atualizada, que será base da criação Brasileira nessa montagem. As versões são de Claudio Botelho. O musical conta a história de Pippin, um jovem príncipe filho de Carlos Magno, e que está em sua busca constante por significado e pelo seu propósito na vida. Temos como narradora da história uma misteriosa trupe liderada por um(a) Mestre de Cerimônias que conduz a jornada de Pippin.

Entre os personagens estão:

Mestre de Cerimônias – A (O) melhor líder que existe! Magistralmente encantador(a) e manipulador(a), M.C. é uma espécie de camaleão. Guia Pippin através de sua própria história e tenta intervir no final. Sabe usar o corpo para encantar e convencer. Obcecado(a) em fazer um ótimo show para o público.

Pippin – O protagonista jovem e confuso da nossa história. Seu maior desejo é encontrar seu propósito na vida. Ingênuo, inocente e de certa forma, infeliz. Eventualmente encontra amor e significado na vida, com Catharina e Theo.

Lewis – É filho de Carlos Magno e de Fastrada e portanto, meio irmão de Pippin. É herdeiro do trono depois de Pippin. É fisicamente forte e musculoso, mas nada inteligente. Lewis adora levantar peso, Lewis adora lutar, mas acima de tudo, Lewis ama Lewis.

Fastrada – É a madrasta conivente de Pippin. Sedutora, não se importa se precisar enganar e trair, ela é sexy e inteligente. Sua maior façanha é usar seu apelo sexual para beneficiar ela e seu filho Lewis.

Berthe – Avó atrevida de Pippin. Uma mulher cheia de sabedoria, graça e atrevimento. Ela tenta ajudar Pippin e o encoraja a viver sua vida ao máximo. É debochada, ama viver, dançar e fazer graça!

Catharina – É viúva e mãe de Theo. Ela é linda, graciosa e elegante. É romântica, mas já perdeu as esperanças. Encontra Pippin no seu ponto mais baixo e acaba se apaixonando por ele.

Carlos Magno – É o pai exigente de Pippin. Como rei do Sacro Império Romano, Carlos Magno se sente mais confortável empunhando uma espada do que cortando um pão. Ele convencido e nada modesto, tem muito orgulho do que já viveu e de tudo que construiu.

Ensemble – Serão responsáveis por diversos pequenos personagens. Membros do exército e da corte de Carlos Magno, mensageiros, camponeses, além de compor a trupe liderada pela(o) nosso(a) Mestre de Cerimônias.

Theo (Personagem Infantil) – Filho de Catherine. Idade entre 6 e 10 anos.

A imersão acontecerá em um ambiente acolhedor, dinâmico e 100% vivencial para que possa ter total liberdade para experimentar, investigar e construir a personagem, e depois, ter uma experiência de palco com qualidade profissional. Onde será possível aprimorar sua presença de palco através do estudo de uma obra de Teatro Musical, construindo uma personagem e ficando em cartaz em uma mini temporada de 6 apresentações no segundo semestre de 2022.

As audições acontecerão nos dias 24 e 25 de abril. Ao início da imersão os atores passarão por uma decupagem minuciosa da obra: trabalhos de mesa, laboratórios, ensaios e processo de montagem. 16 participantes terão um personagem para trabalhar (com revezamento) e até 16 vagas para ensemble. Serão 156 horas práticas divididas em 52 encontros. O maior trunfo dessa Imersão é, sem dúvidas, o Processo de Investigação. Mas ter uma amostra do que foi levantado na sala de ensaio também é primordial. Este é o objetivo da mini temporada de 6 apresentações, com estrutura técnica profissional.

Esta imersão é recomendada para artistas de nível intermediário a profissional. As audições são eliminatórias e possuem vagas limitadas.

Serviço:

Pippin – Imersão em Teatro Musical

Audições: Domingo, 24 de abril às 10h ou segunda, 25 de abril às 19h30

Início dos encontros: 02 de maio de 2022 – Segundas e quartas-feiras, das 19h30 às 22h30

Local: Teatro do Mercado (nos fundos do El Mercado Iberico) – Rua Pamplona 310 (300m do metrô Trianon-MASP).

Mini Temporada: 6 apresentações em novembro (com possibilidade de mais sessões de acordo com disponibilidade de pauta)

Carga-horária: 174 Horas

Inscrições e mais informações: https://lp.motivoarts.com.br/imersao2022

Equipe Criativa:

Direção Cênica e Preparação de Atores – Tinno Zani transita como ator, cantor, diretor artístico, produtor e arte-educador. Iniciou sua carreira em 2006 cantando em shows oficiais da Disney, como os projetos Sonho e Fantasia e Rei Leão – O Espetáculo. Integrou os elencos de grandes musicais, como Miss Saigon, Jekyll & Hyde, Fame, Jesus Cristo Superstar, Nuvem de Lágrimas, dentre outros. Em 2014, foi assistente de direção da primeira versão do Disney in Concert. Deste ponto em diante, esteve nas mais variadas equipes de direção de grandes shows e eventos, incluindo o seu mais recente trabalho como Assistente de Direção e Direção Residente do Disney in Concert 2022, no Teatro Bradesco. É o idealizador e fundador da Motivo, uma produtora que desde 2009 se dedica a promover eventos, espetáculos, montagens e experiências de aprendizagem especializadas em Teatro Musical com profissionais nacionais e internacionais. Em sua formação, passou pela Casa de Artes Operária, Instituto Stanislavsky, Escola Superior de Artes Célia Helena, Núcleo Experimental de Artes Cênicas do SESI e por diversos cursos de aprimoramento com grandes mestres.

Direção Musical e Preparação Vocal – Rafael Villar integrou os elencos de José e seu Manto Technicolor, Evita, My Fair Lady e foi também o preparador vocal das montagens profissionais de Fame – O musical, In The Heights – Nas Alturas e Memórias de um Gigolô, de Miguel Falabella. Foi o Diretor Vocal da nova montagem do espetáculo Meu Amigo, Charlie Brown – Um musical da Broadway, e de [Nome do Espetáculo] no Rio de Janeiro. Em 2021, dirigiu o Especial de Natal da Plataforma Cultura em Casa, do Governo do Estado de São Paulo. Além disso, é o responsável pela frente de estudos e pesquisa em Técnica Vocal na Motivo, e é professor na pós-graduação da Escola Superior de Artes Celia Helena. É também o Diretor Musical do Prêmio Reverência de Teatro Musical, e faz parte da MTEA (Musical Theatre Educators Alliance) e do IVTOM (International Voice Teachers of Mix). É um dos fundadores do Professional Voice Institute ao lado do Dr. Reinaldo Yazaki (otorrinolaringologista) e da Adriana Bezerra (fonoaudióloga). A PVI é uma organização que busca integrar de maneira multidisciplinar os profissionais ligados à voz cantada, de maneira a otimizar a performance de artistas profissionais e aprimorar o aprendizado dos estudantes.

Direção Coreográfica e Preparação Corporal – Gabriel Malo é coreógrafo, bailarino e ator de São Paulo. Formado em teatro pelo INDAC, em dança por Gisele Bellot Escola de Dança, tendo feito parte do programa de treinamento para bailarinos ‘International Student Program’ na Steps on Broadway em Nova York e residência de criação coreográfica em ‘Dance in Art’ (em Halfweg / Holanda). Iniciou sua carreira profissional em 2003. Créditos como coreógrafo incluem: Chaves Um Tributo Musical, Urinal O Musical, Natasha Pierre e o Grande Cometa de 1812, Carrossel O Musical, Dois Filhos de Francisco, Brenda Lee e o Palácio das Princesas, dentre outros; além da Direção de Movimentos de produções como 1984 de George Orwell, Senhor das Moscas e Bento Batuca. Indicado ao Prêmio Bibi Ferreira em 2019 e 2021 como Melhor Coreógrafo por ‘…Grande Cometa’ e ‘Chaves – Um Tributo Musical’, respectivamente. Como ator e bailarino trabalhou em espetáculos como: Chicago (atualmente em cartaz), A Chorus Line, Wicked, Hairspray, West Side Story, Nas Alturas, Lembro Todo Dia de Você̂, dentre outros. Foi integrante da companhia de dança contemporânea Steps Repertory Ensemble (NYC) por 2 anos. Participou do Reality/Documentário ‘Dançando na Broadway’, programa de TV exibido pelo canal Multishow, produzido e gravado em Nova York. Fez assistência para a coreógrafa Katia Barros na montagem do show ‘Nossa História’ da dupla Sandy e Junior e direção artística do show ‘Submersa’ de Miranda Kassin, além de colaboração coreográfica para ‘Só – Clipão da Quarentena’ da cantora Adriana Calcanhotto. Recentemente coreografou e produziu o espetáculo de dança contemporânea ‘E se…’ (contemplado pelo Programa de Ação Cultural do Estado De São Paulo – PROAC), que trata sobre a violência doméstica contra a mulher, fazendo uma temporada online pela plataforma digital do Teatro Sérgio Cardoso (SP).Sua atuação como professor de dança (jazz), interpretação e expressão corporal iniciou-se em 2013 e desde então tem ministrado aulas e workshops por todo o país. Atualmente seu trabalho como Assistente de Direção pode ser visto na ópera ‘Homens de Papel’ da obra de Plínio Marcos, produzida pelo Teatro Municipal de São Paulo.”

Assistência de Direção – Ana Villar começou seus estudos em Brasília, na Escola de Teatro Musical de Brasília (ETMB), tendo entre seus mestres Karol Castro e a maestrina Michelle Fiuza. Ainda em Brasília, estudou canto com Alírio Netto e integrou a Companhia de Teatro Musical de Brasília, com a montagem original de Entre Sonhos e Sonhos. Estreou nos palcos paulistas na montagem brasileira de Urinal, O Musical, como swing e em seguida, integrou o ensemble da remontagem de My Fair Lady em 2016, tendo como diretores Jorge Takla e Tania Nardini. Também atuou no premiado espetáculo original “Cargas D’Água – Um Musical de Bolso”, no qual também assina as letras e composições originais, ao lado de Vitor Rocha. Também integrou a Cia. M.O.T.I.M com o espetáculo Lugar de Escuta. Na Motivo, ministra aulas de técnica vocal e é Vocal Coach associada de Rafael Villar com quem desenvolve diversas pesquisas para o melhor desenvolvimento da saúde e qualidade vocal no Professional Voice Institute, juntamente com Dr. Reinaldo Yasaki e a Dra. Adriana Bezerra.


*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Ana Silva
"Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você. Cynthia Kersey Bem, isso resume meu 2022 :)