Aquecimento global: veja cinco hábitos para ajudar a combater as mudanças climáticas

Ana Silva
Ana Silva
4 min. para leitura
Aquecimento global: veja cinco hábitos para ajudar a combater as mudanças climáticas

Em 16 de março, é celebrado o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. Criado pela lei federal 12.533 em dezembro de 2011, o intuito do evento é chamar a atenção dos brasileiros sobre a urgência de reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa na atmosfera.

Com o objetivo de destacar a data e intensificar o combate ao aquecimento global, a associação Prolata traz algumas dicas de ações cotidianas que contribuem com a preservação do meio ambiente. Confira abaixo:

1. Reduza a quantidade de resíduos sólidos: reciclar é uma das melhores formas de evitar o acúmulo de resíduos sólidos no planeta, por isso, sempre separe o seu lixo para coleta seletiva entre orgânicos e recicláveis.

Para o descarte de materiais de aço, a Prolata possui Postos de Entrega Voluntária (PEVs) em diversos municípios, nos quais podem ser descartadas latas de tintas e alimentos. (Confira aqui os endereços: https://www.prolata.com.br/.) Caso não haja um PEV Prolata próximo a sua residência, você pode descartar as latas no lixo de recicláveis.

A cada tonelada de latas de aço recicladas, deixamos de extrair 1,5 tonelada de minério de ferro. A extração do minério representa o maior impacto na análise de ciclo de vida das latas.

2. Invista em embalagens mais sustentáveis: prefira embalagens feitas de materiais recicláveis e efetivamente reciclados como aço, alumínio ou papel. O aço e alumínio, por exemplo, são 100% recicláveis, podendo ser reaproveitados inúmeras vezes sem perder as características originais dos materiais.

O aço reciclado inclui economia energética de 74%, economia de matéria prima virgem, redução de 40% no consumo de água, redução de 76% de poluentes na água, redução de 86% de poluentes no ar, e redução de 97% de resíduos de mineração.

3. Busque diferentes alternativas de transportequando possível, opte por outro meio de transporte que não seja o carro particular. O setor do transporte emite aproximadamente um quarto das emissões globais responsáveis pelo efeito estufa e é uma das principais causas da poluição nas cidades.

4. Economize diariamente: poupe água e luz no dia a dia. Por exemplo: aproveite a luz do sol ao invés de deixar lâmpadas ligadas, feche a torneira ao escovar os dentes e evite banhos muito longos.

5. Eduque as crianças com hábitos sustentáveis: converse com o seu filho sobre a importância da reciclagem e o convide para participar do processo. Apresente a ele as lixeiras e qual tipo de lixo deve ser descartado em cada cor.Também evite o consumo exagerado de roupas e brinquedos. Sempre que possível, troque peças com outras mães e ensine o seu filho a separar brinquedos para doação, explicando o porquê dessa atitude ser importante. As próximas gerações têm um papel importante na mudança do atual cenário.

Criada em 2012 pela Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço), a Prolata tem como objetivo permitir que as latas de aço pós consumo sejam descartadas de forma correta pelos consumidores e revalorizadas em siderúrgicas, transformando-as em novas latas ou em outros itens que utilizam o aço como matéria-prima.

Em todo o Brasil, a Prolata tem parceria com 63 cooperativas, 33 entrepostos, além de 173 Pontos de Recebimento.



*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe este artigo