Aprenda dicas para utilizar batatas na cozinha

Ana Silva
Ana Silva
6 min. para leitura
Aprenda dicas para utilizar batatas na cozinha

A batata é um ingrediente indispensável na cozinha. Saboroso e nutritivo, o alimento faz toda a diferença em diversos tipos de receitas. Por isso, é importante saber como escolher e conservar o tubérculo.  A Estrela, marca de massas e biscoitos da M. Dias Branco, dá algumas dicas e ainda ensina como fazer Lasanha ao Molho de Batata com Hamburguinhos. Confira:

– Na hora de escolher, descarte as batatas com manchas verdes, mofos, murchas ou moles. O ideal é que a sua consistência seja dura, enquanto a casca deve ser firme e lisa;

– Para armazená-las, coloque em um saco de papel e deixe em um local bem arejado. Isso evita que apodreçam rapidamente. Deixá-las na geladeira também não é aconselhado;

– Armazene as batatas separadamente das cebolas para evitar que as batatas produzam gases e apodreçam.

Agora, vamos à receita da Lasanha ao Molho de Batata com Hamburguinhos? Além de saboroso, o prato rende entre 10 a 15 porções, com o custo acessível de R$6,79 por porção.

Confira abaixo o modo de preparo:

Lasanha ao Molho de Batata com Hamburguinhos

 

Dica: Para a lasanha ficar perfeita, coloque as tiras sempre entre os molhos e não se esqueça de utilizá-las ainda quentes. E para cada 500g de massa, utilize, no mínimo, 3 ½ litros de molho. Se desejar reduzir o tempo de preparo, deixe a lasanha montada por 10 minutos antes de levá-la ao forno.

Ingredientes:

Molho de Tomate
5 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
12 tomates maduros sem pele, sem sementes e picados
750ml de polpa de tomate
sal e orégano a gosto

Molho de Batata:
2 colheres (sopa) de Margarina Puro Sabor
1 cebola média picada
1 kg de batata picada
2 tabletes de caldo de legumes
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de queijo parmesão
Sal a gosto

Hamburguinho de Carne:
½ kg de carne moída
2 dentes de alho picados
½ envelope de sopa de cebola
1 ovo batido
sal e orégano a gosto
2 ovos batidos e Biscoito Cream Cracker Estrela (400g) para empanar
Margarina Puro Sabor para fritar os hamburguinhos

Para a montagem:
1 embalagem de Lasanha Estrela
400g de mussarela em fatias
queijo parmesão ralado

Modo de Preparo da Lasanha ao Molho de Batata com Hamburguinhos:

– Comece preparando o molho de tomate. Em uma panela média, aqueça o azeite, refogue a cebola e o alho, acrescente os tomates, a polpa de tomate, 1 xícara (chá) de água e deixe cozinhar até desmanchar o tomate. Acerte o sal, tempere com o orégano e reserve.

– Prepare o molho de batata. Em uma panela de pressão, aqueça o azeite e refogue o alho. Junte a batata, os tabletes de caldo de legumes, 1 ½ litro de água e deixe cozinhar até a batata ficar bem macia. Retire do fogo e bata tudo no liquidificador junto com o leite e o queijo parmesão até obter um molho leve. Acerte o sal, se necessário. Em seguida, reserve.

– Prepare os hamburguinhos de carne. Leve ao processador o Biscoito Cream Cracker Estrela e bata até obter uma farofa. Numa tigela funda, junte a carne, o alho, a sopa de cebola, o ovo e misture bem até obter uma massa homogênea. Acerte o sal e tempere com orégano.

– Modele, dando formato de hamburguinhos. Empane-os passando pelo ovo batido e pela farofa de biscoito. Deixe na geladeira por cerca de 1 hora. Retire da geladeira e frite os hamburguinhos no óleo ou na margarina em frigideira larga, virando-os dos dois lados para que cozinhem por igual. Retire-os e reserve.

– Monte a Lasanha Estrela em um refratário grande e fundo. Divida o molho de tomate e o molho de batata em 3 partes, as tiras de lasanha em 4 e os hamburguinhos e as fatias de mussarela em 2.

– Alterne as camadas de molhos, massa, hamburguinhos e fatias de mussarela da seguinte forma: molho de batata, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho de tomate, hamburguinhos, tiras de lasanha, molho de batata, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho de tomate, hamburguinhos, tiras de lasanha, molho de batata, molho de tomate e finalmente queijo parmesão.

– Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (200ºC) por 50 minutos. Para dourar a superfície, retire o papel-alumínio 10 minutos antes de finalizar o tempo.

Rendimento: 10 a 15 porções



*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe este artigo