Sim, é totalmente possível conciliar o aparelho para corrigir a posição e o alinhamento dos dentes com os implantes dentários. “Independente do implante ser feito antes ou depois da colocação do aparelho, o importante é que haja uma tratativa entre o ortodontista e o implantodontista, de forma a assegurar o sucesso em ambos os procedimentos”, diz o Dr. Sergio Maia, implantodontista e embaixador da S.I.N. Implant System.
Ainda segundo o especialista, é recomendável que o ortodontista compartilhe com o implantodontista uma simulação de como será realizado o procedimento ortodôntico. Assim, este profissional conseguirá avaliar as melhores possibilidades na hora de instalar os implantes.
E a boa notícia é que o implante tende até mesmo a beneficiar o tratamento com aparelho, já que pode servir como ponto de ancoragem para que as forças apropriadas sejam aplicadas para reposicionar os outros dentes. “Além disso, os implantes também aceleram e aumentam a eficácia das técnicas ortodônticas”, destaca o Dr. Sergio Maia.
Em alguns casos, inclusive, o implante pode ser feito durante o tratamento ortodôntico, bastando apenas retirar provisoriamente o aparelho. Em situações onde falta espaço suficiente para os implantes, é possível usar aparelho para resolver o problema. Finalmente, após a instalação do implante, o aparelho desempenha um importante papel, ao melhorar o espaço e alinhamento dos dentes.
Por fim, o Dr. Sergio chama a atenção para uma crença equivocada em torno do assunto. “Algumas pessoas acreditam que o aparelho pode ser uma solução para movimentar um implante que foi mal colocado. Mas isso não é verdade, porque estes dispositivos, sendo osseointegrados, não são passíveis de sofrer movimentação”, alerta.