O ministro da economia e planeamento Mário Caetano João, acompanhado do Presidente da República João Manuel Gonçalves Lourenço, em Washington, nos Estados Unidos da América. No âmbito da disponibilização de 200 mil milhões de dólares, pelo Presidente americano Joe Biden, disse que o Estado angolano vai analisar rapidamente os projectos que têm que ser listado para que possam concorrer a estes recursos financeiros a voltados de 200 mil milhões de dólares norte americano, e que esses projectos estruturante ajudará rapidamente a desbloquear o potencial, porquê o governo têm estado a investir muito dinheiro na produção primária.
Mário Caetano avançou que nos últimos três anos Angola investiu mais de 2 mil milhões de dólares na agricultura, agropequária, pescas e também no comércio, principalmente para fazer a ponte entre o sector primário, secundário e terciário, e agora precisamos de infraestruturas porquê esses tipos de recursos são extremamente valioso.
Ainda o ministro da economia e planeamento disse que o Presidente João Lourenço, anunciou também outros recursos ligado as parcerias públicas e privadas. E que no próximo ano os angolanos vão poder contar com um projecto que foi anunciado no plano de dois mil milhões de dólares, para a produção de energia solar que irá substituir gradualmente as centrais térmicas que estão fora da rede.
Quanto a falta de energia no país o ministro da economia salientou que em Angola não tem problemas de energia, mas sim de distribuição, Presidente da República prometeu que dentro de 3 a 4 anos, Angola vai poder contar com energia produzida a cerca de 80% de fontes renováveis, “este é que vamos fazer e, é isso que estamos a implementar”, afirmou.
No fórum de anúncios que contou com vários chefes de Estado africanos o Presidente dos Estados Unidos da América Joe Biden, anunciou um outro pacote de financiamento de ajuda de 370 mil milhões de dólares, para transformação digital do continente africano dentro de uma parceria ambiental. Joe Biden prometeu ainda uma era digital para África e melhores serviços de saúde.