Clipes

Anderson Batista celebra suas raízes no single e clipe “Pra Fazer Valer”

YouTube video

O cantor, compositor e multi instrumentista fluminense Anderson Batista segue homenageando suas origens ao apresentar “Pra Fazer Valer”, primeiro single de seu EP homônimo. O sambalanço, o charme e o groove da música carioca embalam a canção, que valoriza a proximidade das raízes. A faixa está disponível nas plataformas e ganha um clipe.

 

Ouça “Pra Fazer Valer”: https://onerpm.link/PraFazerValer

Assista a “Pra Fazer Valer”: https://youtu.be/LmiEjl8lmpc

 

Oferecendo um novo olhar para ritmos associados a décadas passadas, Anderson Batista mescla tambores à guitarra do soul, une programações e sintetizadores. Na letra, aborda a importância de reconhecer nossos territórios, sejam eles espaciais ou afetivos. “Pra Fazer Valer” surge exatamente desse espaço: a música foi inspirada pelas vivências do músico nos bailes charme no subúrbio do Rio, no fim dos anos 90 e início dos 2000.

 

Foi esse o universo sonoro explorado por Anderson Batista, somado ao conhecimento sobre música groove brasileira que o arranjador e produtor musical Glaucus Linx adquiriu ao lado de artistas como a Banda Black Rio, Bebeto, Alabê Ketu Jazz, entre outros. A gravação conta ainda com a participação dos músicos Thay Mavigno, Sandro Lustosa (Seletores de Frequência), Marcus Kenyatta e Marcos Antonio Alcides.

 

O single vem na esteira de uma sequência ousada para Anderson Batista, que no fim de 2021 lançou sua interpretação de “Emílio”, composição de um dos maiores ícones do sambalanço, Jorge Ben Jor, eternizada pelo Timbalada. Na nova versão, Batista propõe um caldeirão sonoro onde o samba rock se encontra com o soul, o afrobeat e o jazz.

 

Assista a “Emílio”: https://youtu.be/KrlCbMO4goU

 

Essa mescla de ritmos dá o tom do EP “Pra Fazer Valer”, que marcará a estreia solo de Anderson Batista após uma experiência no cenário musical carioca ao longo dos últimos anos. A proposta é promover a união entre seu passado e o presente.

 

“É uma festa onde se encontram sintetizadores e o rum, agogô e programações, a Bahia e o Rio, um mistura de gêneros e ritmos que grita pela valorização das nossas vivências”, adianta Anderson.

 

Enquanto isso, é possível ouvir “Pra Fazer Valer” e “Emílio” nas principais plataformas, e os clipes, no canal de YouTube do artista.

 

Anderson Batista celebra suas raízes no single e clipe “Pra Fazer Valer”

Crédito: Alessandra Lima

 

Ficha técnica

Intérprete – Anderson Batista

Compositor – Anderson Batista

Arranjos – Glaucus Linx e Anderson Batista

Direção Musical – Glaucus Linx

Produção Musical – Alvorecer Cultural

Músicos – Anderson Batista (voz, violão 6 cordas), Glaucus Linx (Piano elétrico, synths e sax), Sandro Lustosa (Percussão), Marcos Antonio Alcides (Percussão), Marcus Kenyatta (Guitarra) e Thay Mavigno (Backing Vocals)

Mixagem/Masterização: Guilherme Medeiros

 

Videomaker – Gabriel Baron

Edição – Gabriel Baron

Direção – Gabriel Baron

Roteiro – Anderson Batista e Gabriel Baron

Produção Executiva – Juliana Rufino

Direção de Produção – Thais Lefundes

Rotoscopia – Xandy Lima

Drone – Nero

Atores / Dançarinos – Marcus Alves, Bruno Ferraz. Larissa Ferraz, Mariana Farias e Jeferson Fonseca

Realização – Alvorecer Cultural

 

Letra

Pra fazer valer, crescer

Pra fazer valer, tem que fortalecer

As raízes

Pra fazer valer, crescer

Pra fazer valer, tem que fortalecer

As raízes

 

Mas há de se acostumar

Batalhas a vida inteira vai ter que enfrentar

Sem fé impossível levar

Pois a força emana direto do seu protetor

 

Pra fazer valer, crescer

Pra fazer valer, tem que fortalecer

As raízes

Pra fazer valer, crescer

Pra fazer valer, tem que fortalecer

As raízes

 

Sozinho não há de atravessar

As trilhas escuras da mata vão te machucar

O bem, tente então emanar

Nessa vida somente o que importa é o tal do amor

Pra fazer


*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Ana Silva
"Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você. Cynthia Kersey Bem, isso resume meu 2022 :)