Alunos da Escolinha de Triathlon em Itu se destacam na Copa Interior

Os triatletas mirins de Itu foram o grande destaque da Copa Interior em Paulínia, neste domingo (15). Com seis pódios, o grupo da Escolinha de Triathlon Formando Campeões chamou a atenção da organização da prova, que destacou a importância do projeto para a renovação do esporte no Brasil.

Com seis etapas ao longo do ano em cidades do interior paulista, a Copa Interior conta com várias distâncias dentro do triathlon, duathlon e aquathlon. O objetivo é promover a prática da modalidade. Em Paulínia, os alunos do núcleo Itu da Escolinha de Triathlon Formando Campeões disputaram o Triathlon Fitness, com 375 metros de natação, 5 quilômetros de ciclismo e 2 quilômetros de corrida.

“Os alunos não estão na fase de cobrar resultados. Eu sempre deixo claro que o importante é que eles se divirtam nas provas, que curtam o esporte. Essa vontade de competir tem sido natural deles. E o desempenho deles em Paulínia foi incrível, impecável”, analisou o professor Thiago Mantovani, do núcleo Itu da Escolinha de Triathlon Formando Campeões.

Os alunos foram chamados ao palco pelo organizador da prova e apresentados ao público. O organizador da prova destacou que as crianças representam o futuro do triathlon no Brasil, e anunciou a possibilidade de oferecer desconto ou gratuidade aos triatletas mirins nas próximas provas, como forma de incentivar a prática do esporte entre eles.

 

Resultados

Triathlon Fitness masculino – 13 a 19 anos
1. Victor Augusto Prieto
2. Ian Gomes
3. João Victor Moraes

Triathlon Fitness feminino – 13 a 19 anos
1. Anne Teixeira
2. Clara Teixeira
3. Sophia Okamoto

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.
Angelo Peterson
"Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu. Sarah Westphal