A Jornada Espacial reúne alunos e professores em uma semana de palestras e visitas no polo tecnológico e espacial de São José dos Campos (SP) entre os dias 13 a 19 de novembro deste ano. Nesta 18ª edição, o evento vai contar com a presença de dois baianos: o aluno do Colégio São Paulo Lucas Valadares e seu professor, Alicio Gustavo. O convite exclusivo aconteceu graças ao desempenho de Lucas na 25ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (25ª OBA).
O primeiro critério utilizado para seleção dos convidados para a Jornada Espacial são as notas obtidas nas questões de Astronáutica; o segundo critério é a nota total (Astronomia e Astronáutica); o terceiro e último critério é a idade, dando-se preferência aos alunos mais velhos.
Cátia Valadares, mãe do estudante, explica que Lucas participa de olimpíadas do conhecimento há alguns anos e, apesar do incentivo da família e do Colégio São Paulo, sempre partiu dele a vontade de participar. “Recebemos a notícia com muita alegria. Não era esperado, mas foi uma recompensa ao bom desempenho de Lucas na Olimpíada Brasileira de Astronomia”, diz Cátia.
Para o estudante, a notícia do convite para participar da Jornada foi muito animadora. “Acredito que a Jornada Espacial seja uma experiência importante para mim, pois tenho a expectativa de ter contato com várias pessoas que também se interessam pela astronomia, além de aprender com as visitas e palestras”, diz Lucas.
Importância dos eventos acadêmicos
O professor de Lucas no Colégio São Paulo, Alicio Gustavo, explica que esse tipo de evento é importante para ampliação do conhecimento e para a promoção do conhecimento científico. “A escola promove aulas específicas para olimpíadas. Então o aluno se inscreve nessa turma e a escola possibilita que este se organize e fique focado no conteúdo da Olimpíada”, explica o educador.
Para a Orientadora Rafaela Rossi, as Olimpíadas do Conhecimento fazem toda a diferença na preparação dos alunos quando pensam no futuro. Segundo a análise da educadora, elas servem como experiência para identificar qual a futura área de atuação do estudante, possibilitando ao jovem se aprofundar diante das diversas possibilidades oferecidas, e o Colégio São Paulo tem incentivado e apoiado os alunos para que eles participem cada vez mais desses eventos pedagógicos.
“Além dos resultados pedagógicos, como o aumento do repertório de conhecimento e as premiações, os resultados sociais para aqueles que participam de uma olimpíada são fantásticos. É impressionante como o grupo, que muitas vezes é composto por alunos de diversas séries, se une, criam laços e torcem para aqueles que conseguem avançar nas fases. Isso ecoa de uma forma super positiva na escola e, cada vez mais, conseguimos aumentar o número de alunos interessados a participar desses desafios”, completa.