Alta tecnologia para proteger a pele e aproveitar o verão

Ana Silva
Ana Silva
4 min. para leitura
Alta tecnologia para proteger a pele e aproveitar o verão

Filtro solar, fotoprotetor labial, repelente de insetos. Neste kit, com itens indispensáveis para ir à praia, o que não falta é tecnologia. Verão após verão, o desenvolvimento de produtos e princípios ativos que ofereçam proteção cada vez mais eficiente contra os efeitos nocivos dos raios solares UVA e UVB demandam da indústria farmacêutica pesquisas e investimentos. “Isso porque, desde os anos 1990, quando as pessoas passaram a ter um comportamento mais cuidadoso nos dias quentes da estação, o mercado tem se pautado pela inovação com produtos adequados a cada necessidade. Tudo em benefício da saúde de quem gosta de se expor ao sol”, afirma o especialista em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Lucas Portilho.

Mesmo em tempos de pandemia, o verão desperta a disposição para atividades ao ar livre. Na lista de lugares desejados para aproveitar os dias ensolarados, praia e mar ocupam lugar de honra. “Mas é preciso extremo cuidado com a radiação UVB, que causa as incômodas queimaduras solares, e também com os raios UVA”, observa Portilho. Mestre em Ciências Médicas com ênfase em Proteção Solar, o especialista atenta também para os riscos de câncer de pele, com base na estimativa feita pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca). Segundo a instituição, 177 mil novos casos de câncer de pele não melanoma devem ser registrados no Brasil no triênio 2020-2022.

Responsável pela Consulfarma, Portilho desenvolveu com a equipe de P&D da empresa fórmulas personalizadas para laboratórios de farmácias de manipulação. “Para desenvolver a Linha Summer, levamos em conta uma tendência de consumo que se distancia de produtos pouco naturais, com muitas substâncias químicas e testados em animais”, destaca o especialista.

A Linha Summer é composta por fotoprotetor FPS 30 resistente à água, fotoprotetor labial FPS 15, creme pós-sol, repelente spray, gotas antifúngicas, creme para os pés e creme para os pés (toque seco).

“O fotoprotetor com PP 10 comprovado que desenvolvemos é especialmente pensado para uso em praia. Por ser resistente a enxágue, não é preciso reaplicá-lo quando sair da água”, explica Portilho. Outra característica do produto é o toque seco. “Muitas pessoas que gostam de aplicar o filtro em casa não querem ter a sensação do protetor grudando no tecido do biquíni ou na camiseta”, diz.

De acordo com o especialista, na Linha Summer as farmácias de manipulação conseguem garantir a procedência de cada substância e personalizar cada produto de acordo com a necessidade do consumidor.

Mais sobre a Consulfarma

Fundada em 2000, a Consulfarma oferece assistência completa e desenvolve fórmulas para o mercado magistral. Por meio do Clube Consulfarma, do qual fazem parte várias farmácias de manipulação em todo o território nacional, o cliente conta com vários serviços, como capacitação de equipe, além de projetos científicos inéditos e exclusivos.

 



*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe este artigo