Ação da PM oferece serviços gratuitos para mulheres em Pero Vaz

Ana Silva
Ana Silva
3 min. para leitura
Ação da PM oferece serviços gratuitos para mulheres em Pero Vaz
Atenta ao orçamento doméstico, a pedreira Liliane dos Santos chegou cedo à sede da Associação Pero Vaz Velha (APVV) para trocar lâmpadas incandescentes pelas lâmpadas LED. A troca é um dos serviços disponíveis em ação cívico-social organizada pela APVV, em parceria com a 37ª Companhia Independente de Policia Militar (CIPM), nesta quarta-feira (9), como parte das homenagens pelo Dia Internacional da Mulher.
“Hoje minha conta de energia elétrica varia entre R$ 90 e R$ 100. Eu tenho 3 filhos já adolescentes e qualquer ajuda é bem-vinda”, contou Liliane, que há 12 anos trabalha na construção civil, dividindo a profissão com o marido. Além da troca de lâmpadas, realizada pela Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba), a ação oferece exames ginecológicos preventivos e oftalmológicos, aferição de glicemia e de pressão arterial, atendimentos jurídicos e previdenciários e instrução para aquisição de benefícios sociais, totalizando cerca de 1,6 mil atendimentos.
O comandante da 37ª CIPM, major Vinícius Moreno, destacou que “a filosofia de Polícia Comunitária é fazer a aproximação da comunidade, utilizando diversos instrumentos, dentre eles essa parceria com a Associação Pero Vaz Velho. Aproveitamos o mês de março, que é dedicado às mulheres, para trazer essas mulheres que são, em sua maioria, donas de casa e não têm oportunidade de se deslocar até um centro médico. Esta é uma oportunidade de realizar esse tipo de serviço aqui mesmo, dentro da comunidade”.
O gestor da APVV, Tiago Ferreira, ressaltou que a ação tem grande importância para a comunidade, principalmente pela quantidade de atendimento represado em decorrência da pandemia. “O intuito dessa ação é diminuir a vulnerabilidade das famílias, ofertando serviços gratuitamente, inclusive sem necessidade de requisições”, explicou Ferreira.
Para o atendimento oftalmológico, 500 senhas foram distribuídas, incluindo mapeamento de retina, retinoplastia e encaminhamento cirúrgico. A dona de casa Lucinara Câncio conseguiu uma das senhas para consulta com um oftalmologista. “Acho uma boa oportunidade, porque está difícil marcar um médico”, disse.
Março Mulher

Ao longo de março, diversas atividades voltadas para o público feminino são promovidas pelo Governo do Estado, a exemplo das ações com foco na promoção da autonomia feminina e no combate à violência de gênero, que estão na programação da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA).

Fotos: Alberto Coutinho/GOVBA



*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe este artigo
Por Ana Silva
Seguir:
"Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você. Cynthia Kersey Bem, isso resume meu 2022 :)