A importância da atividade física para a promoção e manutenção da saúde familiar

Um dos mais importantes pilares da promoção e da manutenção de saúde é a atividade física. O grande problema nesse quesito e que segue deixando as pessoas cada vez mais doentes é que a nossa civilização e todas as comodidades que foram conquistadas nos levam na direção oposta à atividade física. Antigamente, crianças brincavam ao ar livre e adultos, muitos vivendo em fazendas, acordavam cedo para realizar tarefas que exigiam vigor físico, como rachar lenha. Hoje, as crianças se divertem por meio de jogos eletrônicos e os adultos trabalham em grande parte do tempo sentados. O ambiente é propício ao sedentarismo

Para ajudar a reverter esse cenário e criar um ambiente saudável para toda a família, o casal de médicos, Thanguy e Patrícia Friço, autores do livro “Pais Saudáveis = Filhos Saudáveis”, publicado pela Editora Gente, acredita ser urgente que as pessoas criem uma rotina diária de exercícios físicos. “Vejo as pessoas falando que se exercitam duas vezes por semana e acham que isso é suficiente, sendo que, se a semana tem sete dias, elas estão ficando cinco dias sem fazer nada”, declara Thanguy. Para o médico, o mínimo de atividade física por semana deveria ser cinco dias de exercício para dois de repouso e o ideal seria se exercitar todos os dias.

Patrícia explica que a atividade física fortalece os músculos que, por sua vez, proporcionam saúde. “A grande responsável por metabolizar os alimentos que consumimos e fornecer energia para o dia a dia é a massa muscular”, destaca a médica. Assim, segundo ela, quanto mais exercícios físicos a pessoa praticar, mais seus músculos irão crescer, mais energia e disposição terá e consequentemente sua saúde melhora.

Sobre os diversos benefícios que a atividade física propicia à saúde humana, em âmbito físico e emocional, Patrícia destaca: o estímulo à produção de hormônios do bem-estar, como a serotonina e a dopamina; a ajuda no emagrecimento; a melhora na qualidade do sono; o auxílio no controle da ansiedade e da depressão; a melhora no funcionamento do intestino; a diminuição de dores físicas; e o aumento do nível de atenção e da capacidade para armazenar informações.

Apesar de estarem cientes da importância da prática da atividade física para saúde, os pais sabem que não é fácil estimular toda a família, principalmente os filhos, a uma rotina regular de exercícios. Assim, o casal de médicos dá algumas dicas para ajudar os pais a se desconectarem das “maravilhas” proporcionadas por jogos eletrônicos, televisão e smartphones, incentivando a si mesmos e a seus filhos à prática da atividade física.

Primeiramente, Thanguy aconselha os pais a incentivarem seus filhos através do exemplo. “Os pais são espelhos para os filhos. Se fizerem da atividade física uma prioridade, os filhos provavelmente se interessarão por elas”, afirma. A segunda dica é aproveitar qualquer atividade rotineira para praticar exercícios. “Assim, em vez de levar seus filhos para escola, padaria ou mercadinho de carro, estimule-os a caminhar. Bicicleta, skate e patins são igualmente boas opções”, diz.

A terceira sugestão é envolver toda a família nas atividades físicas, ao invés de escolher apenas um de seus filhos para se exercitar. “Planeje uma atividade que toda a família possa participar, como um passeio noturno, uma brincadeira de pique ou partida de futebol na praia”, aconselha Patrícia. Outra recomendação é deixar os filhos escolherem as atividades a serem praticadas. “Encontrar uma atividade com que seu filho se identifique é a melhor maneira de garantir que ele vá praticá-la frequentemente”, afirma.

O engajamento de toda a família nestas atividades ficará muito mais fácil, segundo Thanguy, se houver um planejamento. Desse modo, o médico sugere que os pais façam uma programação dos exercícios físicos que serão realizados pela família. “Selecionem uma atividade favorita que desejam experimentar com os filhos, escolham uma data e hora para fazê-la, e tomem as medidas que forem necessárias, como reservas, aluguel ou compra de equipamentos. Posteriormente, coloque a atividade no calendário da família”, recomenda.

Ajudará também nesse planejamento a elaboração de uma tabela da prática de atividades físicas. De acordo com Thanguy, essa “folha de atividades”, ajudará a lembrar todos os integrantes da família a se manterem ativos durante a semana. “Para estimular ainda mais seus filhos nessa empreitada, forneça estrelas douradas para serem aplicadas na tabela, nos dias da semana em que todas as tarefas de atividades físicas foram cumpridas adequadamente”, orienta.

Por fim, Patrícia destaca a importância do diálogo franco entre os integrantes da família para que o projeto da atividade física em família seja bem-sucedido. Conforme a médica, os pais devem explicar aos filhos a relevância de todos estarem comprometidos com o projeto e não podem impor nenhuma atividade, ficando sempre abertos a sugestões e a ouvirem os limites de cada um. “Organizar uma rotina que seja possível para todos, respeitando os horários e limites de cada um é essencial para que tudo dê certo. No fim, todos vão perceber que esse hábito de realizar atividades físicas diariamente mudará a rotina da família para melhor de uma vez por todas”, assegura.

 

Ficha técnica do livro: Pais saudáveis = Filhos saudáveis

Subtítulo: Os 4 passos fundamentais para tornar-se um exemplo para seus filhos, transformar o seu cotidiano e revolucionar a saúde da sua família

Autor: Thanguy Friço e Patrícia Friço

ISBN: 978-65-88523-24-7

Formato: 16x23cm

Páginas: 208

Preço de capa: R$49,90

Preço eBook: R$34,90

Selo: Gente Autoridade

Gênero: Saúde e Desenvolvimento pessoal

*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.
Ana Silva
"Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você. Cynthia Kersey Bem, isso resume meu 2022 :)