A Cigarra Autista

Ana Silva
Ana Silva
5 min. para leitura
A Cigarra Autista

Tratar todos com Respeito é a principal mensagem para as crianças que lerem o livro “A Cigarra Autista”, que acompanha um CD com 26 faixas alusivas à obra, de autoria da cantora, compositora, instrumentista e escritora Anna Torres, a ser lançado no Brasil, no Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 02 de abril (sábado), pela Internet. E, para comemorar a data e o lançamento do livro, a autora apresentará no mesmo dia o musical infantil “A Cigarra Autista”, às 11h, no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea, no Rio de Janeiro.

A publicação e o espetáculo “A Cigarra Autista” abordam o autismo de forma lúdica, indo ao encontro do problema representado pelo desmatamento, bem como a extinção de diversas espécies da fauna e da flora brasileira como consequência. Repleto em ilustrações, com linguagem simples e acompanhado de um CD encartado na publicação, que ajuda a contar a história, ao som de músicas especialmente compostas para o livro.

A fábula “A Cigarra Autista” auxilia na compreensão do leitor quanto a importância da amizade e da empatia no reino da floresta.

Anna Torres busca com esse projeto sensibilizar as pessoas, principalmente no incentivo às famílias de autistas, na busca da superação para uma vida com mais aceitação. “A minha proposta é provocar o debate sobre o autismo e a discussão das políticas públicas para os portadores do Transtorno do Espectro Autista”, comenta a autora.

Anna conhece muito bem o universo e as dificuldades do autismo, pois é mãe de Marianna, de 12 anos de idade, que, apesar de não conversar (característica autista), canta em três idiomas (português, francês e italiano) e até compõe músicas.

A música ‘Consciência ‘  é a faixa de destaque do CD do livro, pois fala sobre o autismo. A canção foi gravada nas versões em francês, inglês, espanhol, italiano, alemão, chinês e português.  Brasileira radicada há 20 anos na França, Anna Torres  já lançou o Projeto em francês, e agora publica na sua língua nativa a história da Cigarra Autista Sibelle, que brevemente ganhará uma versão em Espanhol.

Sensibilidade e compreensão são fundamentais para que a sociedade se reconheça e busque o apoio mútuo. A aceitação possibilita o acolhimento; verdadeira forma de amar o próximo.

 

SERVIÇO:
Lançamento: 
02 de abril  (sábado).

Livro: A Cigarra Autista (acompanha CD com 26 faixas).

Número de Páginas: 44 Páginas.

Preço: 4,22 € (euros).

Canal de Venda: Portal Amazon – https://www.amazon.fr/CIGARRA-AUTISTA-Portuguese-ANNA-TORRES-ebook/dp/B084SGZV4Z

Indicação: Infantil (a partir dos 5 anos de idade).

Resumo da Obra: A publicação infantil, acompanhada de um CD narrativo encartado com 26 faixas alusivas aos temas Autismo e Preservação da Natureza, pretende mostrar a história da cigarra Sibelle, autista que no aniversário do seu décimo oitavo ano de vida resolve se aventurar, saindo de casa para realizar o sonho de ser uma cantora profissional.

No entanto, antes de conseguir realizar seu sonho, pensará em desistir por causa das diversas dificuldades da vida, sem que sucumba, no entanto, aos seus anseios, graças a ajuda do amigo Macaco-Prego Reginaldo, que, por sua vez, possibilitou-a de conhecer a Formiga Fátima, que então à ajudará em seu intento de chegar ao sucesso; empresáriando a Cigarra.

A fábula trata da preservação do meio ambiente, da aceitação dos outros e do amor como forma de construção de uma sociedade melhor. Tudo isso com foco na inclusão dos autistas nas relações humanas.

Animais em via de extinção presentes na narrativa: Arara Vermelha, Arara Azul, Cachorro do Mato, Tamanduá Bandeira, Tatu Canastra, Bicho Preguiça e Macaco Caiarara.

Atenção: O livro “A Cigarra Autista” também será vendido no final do espetáculo.

A Cigarra AutistaSobre a AutoraAnna Torres é cantora, compositora, instrumentista e escritora. Toca violão e berimbau. Nasceu em Lago da Pedra, no estado do Maranhão, vivendo nos últimos 20 anos na França com seu marido e sua filha Marianna, de 12 anos de idade.

Em Paris, Anna mora em Antony, na região de Île de France. Anna é a nova estrela da música brasileira em Paris. Com uma ótima encenação, domínio de palco, um repertório original e uma voz potente, é considerada pelos franceses como a Nova Diva do Jazz Brasileiro.

A artista maranhense, em suas apresentações pelo Brasil e pela Europa, mistura o jazz, o samba, o funk e a música tradicional do Nordeste do Brasil com fina harmonia e swing. Anna Torres se arrisca na literatura, publicando o livro infantil “A Cigarra Autista”. Ela também é uma das adaptadoras do Musical Bernadette de Lourdes.



*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe este artigo
Por Ana Silva
Seguir:
"Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você. Cynthia Kersey Bem, isso resume meu 2022 :)