5 dicas para não cair em golpes no Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados se aproxima e é o tipo de ocasião muito aguardada não apenas pelos apaixonados, mas também pelos fraudadores em busca de novas vítimas. No mundo, dados levantados pela Check Point Research apontam um comportamento na criação de novos domínios que vem se repetindo ano após ano. Desde 2020, há um crescimento maior do que 100% em períodos próximos à chegada do Valentine´s – ou Dia de São Valentim, que ocorre no dia 14 de fevereiro e seria equivalente ao Dia dos Namorados celebrado no Brasil.

Ao que tudo indica, não é só o amor que cria esse aumento no número de domínios: 6% dos sites criados nesse período foram comprovados como maliciosos e 55% têm reputação suspeita. “O que ocorre, na verdade, é que os cibercriminosos veem a possibilidade de cometer fraudes aproveitando-se dessa data, na qual as pessoas enviam mensagens virtuais e fazem mais compras online”, conta Adriano Galbiati, diretor de Operações da NovaRed Brasil, maior conglomerado iberoamericano de segurança da informação.

Por meio de um tema atraente e um momento oportuno, os fraudadores conseguem amplificar as vítimas em ataques chamados de phishing, que nada mais são do que o ato de enganar as pessoas para que elas compartilhem informações confidenciais, como senhas e número de cartões de crédito. Para isso, os criminosos oferecem “promoções” para aquisição de presentes, envio de cartões por mensagens eletrônicas e outros supostos agrados.

Entretanto, Galbiati explica que, na prática, as vítimas podem ter informações pessoais, credenciais e senhas roubadas ou até mesmo o comprometimento de seus equipamentos com softwares maliciosos que podem gerar muitas dores de cabeça.

Para garantir uma postura segura no mundo digital e evitar esse tipo de desgaste, o especialista da NovaRed Brasil dá as seguintes dicas:

1 –Ao fazer compras online, busque apenas sites de reputação comprovada;

2 – Ao fazer pagamentos de compras online, use, sempre que possível, um cartão temporário, cujos dados podem ser gerados dentro do aplicativo do seu banco;

3 – Desconfie de promoções do tipo “você tem 10 minutos para comprar com condições especiais”. Geralmente isso é parte do golpe, no qual é imposto um ritmo de urgência para fazer com que a vítima não tenha tempo de pensar sobre a veracidade da promoção. Erros de português nas ofertas também são um sinal de alerta;

4 – Jamais compartilhe credenciais de acesso, números de cartão de crédito ou códigos recebidos por SMS ou WhatsApp;

5 – Se há algo sendo oferecido que parece ser bom demais para ser verdade, provavelmente não é mesmo – desconfie de promoções onde as condições para compras são irreais.

*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.
Ana Silva
"Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você. Cynthia Kersey Bem, isso resume meu 2022 :)