3 dicas para reduzir os custos da sua empresa de maneira eficaz

Ana Silva
Ana Silva
3 min. para leitura
3 dicas para reduzir os custos da sua empresa de maneira eficaz

Fazer a gestão dos recursos corretamente é um dos maiores desafios para os micro e pequenos empreendedores. Não separar as contas da pessoa física e da empresa e não ter o hábito de avaliar as receitas e as despesas a cada mês são as principais dores que podem prejudicar a saúde dos negócios.

De acordo com Alison Santana, contador, especialista em tributos e sócio da Impacto Contabilidade, “não existe segredo, esse processo parece ser mais difícil do que realmente é. Sendo feito de maneira periódica, gera grandes resultados a longo prazo”. Para auxiliar os empresários a iniciar bem o ano de 2022, o especialista compartilha 3 dicas para reduzir os custos da sua empresa de maneira eficaz. Confira a seguir:

1 – Acompanhe de perto os seus custos

Inicialmente é preciso fazer a análise dos dados. Por exemplo: gastou mais no último mês? Primeiro entenda o motivo antes de tomar qualquer decisão. Isso porque, há custos que variam de acordo com a produção necessária para atender às demandas. No entanto, se os custos aumentam e a produção é mantida, é um sinal de alerta! Identifique quais foram os itens que provocaram o aumento, avalie para entender o porquê e identifique quais deles podem ser cortados imediatamente.

2 – Diminua custos sem perder em produtividade e qualidade

Reduzir custos a qualquer “custo” pode trazer desvantagens. A produtividade da empresa, por exemplo, pode diminuir consideravelmente e até mesmo a qualidade de seus produtos pode ser afetada. Para que isso não aconteça, é importante focar em planejamento e orçamento para que sua gestão de custos e despesas, bem como a análise de resultados financeiros, seja feita de forma estratégica. O que é fundamental? O que pode ser retirado? O que pode ser substituído?

3 – Reavalie fornecedores

É fundamental comparar orçamentos para entender se o valor empregado no pagamento dos seus fornecedores hoje está adequado à sua realidade. Essa ação pode ajudar a reduzir custos que trarão benefícios a curto, médio e longo prazo. Inclusive, existem startups com novos serviços de distribuição de produtos no mercado, que tornam os processos mais rápidos e mais econômicos para as empresas. Avalie todas as opções!



*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

MARCADO:
Compartilhe este artigo
Por Ana Silva
Seguir:
"Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você. Cynthia Kersey Bem, isso resume meu 2022 :)