1ª edição dos Jogos da Inclusão abre campeonato Norte-Nordeste de maio

Os moradores do bairro Phoc I aproveitaram a noite deste sábado (9/4) para prestigiarem um importante evento esportivo de inclusão e valorização de atletas com deficiência. Na Praça Álvaro Simas aconteceu a 1ª edição dos Jogos da Inclusão, iniciativa realizada pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv).


Quatro times, formados por surdos e amputados, com faixa de idade entre 16 e 34 anos, disputaram duas partidas de futebol society (Fut7). Os torneios de hoje marcam a abertura do Campeonato Norte-Nordeste de Amputados, que acontece em maio deste ano, quando Camaçari e Salvador irão sediar os jogos da competição. O secretário da Sejuv, Jorge Curvelo, informou que “este é o início de várias etapas, e daremos seguimento com outras modalidades esportivas”.


A técnica das equipes e subsecretária da pasta de Esporte, Lazer e Juventude, Dilma Mendes, descreve o acolhimento que os atletas recebem da gestão municipal como “pioneirismo”. Dilma falou da alegria de participar deste momento e comemorou, “é a primeira vez que a gente tem uma gestão preocupada com o esporte inclusivo. Para mim, que trabalho com esse público há tantos anos, poder ver isto acontecendo, é muito gratificante”.


“O objetivo da gestão é dar a estes atletas oportunidade se envolverem, e se desenvolverem”, explicou o coordenador de Juventude da Sejuv, Rafael Santos, que citou a Gerência de Esporte Inclusivo como órgão da Sejuv, “que é a porta de entrada da pessoa com deficiência, que deseja praticar atividade física”.


Priscila Garcez, de 26 anos, é uma das duas mulheres amputadas que participaram das partidas de hoje. Ela, que é moradora de Salvador, mas treina com Dilma há muito tempo, falou do prazer que tem em jogar futebol e, para as mulheres que, por conta de alguma deficiência, perderam a alegria de viver, mandou um recado, “se Deus te deu uma vida, aproveite, mesmo se você só tiver uma perna ou um braço. Seja ativa. Viva fazendo o que gosta e será feliz”.


Na ocasião, o secretário Jorge Curvelo elogiou a infraestrutura do local, que passou por uma grande revitalização no ano passado, e sobre os jogos de hoje serem realizados na praça do Phoc I, explicou que “esta é uma determinação do nosso prefeito Elinaldo, que quer levar esporte e lazer para todas as comunidades”.


*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Ana Silva
"Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você. Cynthia Kersey Bem, isso resume meu 2022 :)